Dicas de Iluminação Guia de Compras Inspirações Tendências

Luminária de chão: Versatilidade e bom gosto

A luminária de chão é uma peça versátil e charmosa para compor a decoração da sala de estar, escritório e até do quarto!

Seja com muito ou pouco espaço, a luminária de piso se torna a cereja do bolo da iluminação decorativa. E, além disso, vai oferecer uma fonte de iluminação auxiliar e independente dos demais circuitos elétricos.

Com muitas opções em diversos modelos, cores e materiais, essa é uma daquelas peças essenciais em todo projeto decorativo. E, aqui entre nós, que somos apaixonados por decoração: toda casa precisa de pelo menos uma luminária de coluna!

Sala de estar decorada com luminária de piso 3 pés

A luminária de chão ganha aspectos decorativos e auxilia na iluminação do ambiente

É preciso considerar personalidade e rotina para definir a melhor escolha na decoração, assim você decora e facilita sua vida! Aos amantes da leitura, por exemplo, podem optar pelo modelo de abajur de chão para quarto: claridade na medida certa!

Já para os mais práticos, uma ótima escolha é a luminária articulada: o foco direcionável facilita para compor vários ambientes!

Quer inspiração? Então está no lugar certo, só vem com a gente e aproveite!

Com tantas opções, como escolher luminária?

Considerar a personalidade e o uso no dia-a-dia são primordiais, mas qual o próximo passo? Definimos a personalidade/estilo e ainda restam inúmeras opções, sendo assim o próximo passo é definir a cor ou cores!

Como a luminária de chão é, naturalmente, destaque na decoração o ideal é que ela possa harmonizar com as cores e ainda sim ser o foco. É combinar, mas não se camuflar com o plano de fundo 😉

 Inspiração: a cor forte do sofá é complementada com os tons de azul e cinza, com destaque para a luminária de chão ramificada em três pontos

Os modelos de luminária de chão ramificada vão modernizar todo o espaço e decoração

Tendo definida a paleta de cores, chega o momento de pensar no formato! Para uma luminária de coluna compor a sala de estar, por exemplo, precisa ter presença e originalidade. Uma inspiração: as várias opções de luminárias ramificadas.

Campeãs de busca, as luminárias de chão articuladas são a perfeita união de praticidade e criatividade e outra ótima sugestão!

Madeira e Rústico

Ufa, não é tarefa fácil escolher com tantos modelos incríveis a disposição, não é? Mesmo com tendo em mente o seu estilo é importante não definir o modelo pelo material. Por exemplo: nem tudo que é feito em metal pode ser considerado em estilo moderno, certo? Certíssimo!

Quer uma prova? Luminárias de coluna de madeira possuem um ar rústico, mas essa é uma peça que harmonizada com o restante do ambiente pode vir a ganhar ares clássicos ou românticos. Pode até parecer contraditório, mas é sem dúvidas uma ótima escolha!

Super em alta no setor decorativo, as luminárias de 3 pés em madeira são modernas, sem perder o aspecto clássico, uma opção sensacional para a decoração do quarto ou para a iluminação da sala de estar!

Presente em vários estilos de decoração, a luminária de chão em madeira se renova e moderniza

Luminária de chão em madeira com base em três pés: modernidade e criatividade

Agora se mesmo com todas essas dicas você ainda não tem ideia de qual escolher aqui vai uma dica de quem é expert no assunto! Opte por uma luminária de chão que seja versátil e que possa ser utilizada em várias combinações, assim você tem a possibilidade de trocar de ambiente sempre que quiser!

Sala de estar decorada utilizando diversos pontos de iluminação com spots de embutir e plafons de embutir

A luminária de coluna exerce função de destaque na decoração de todos os ambientes

Como demonstramos a madeira não é necessariamente rústica, ao contrário, esse é um material eclético e adaptável. Por isso que uma luminária de chão de madeira é sinônimo de perfeição! Pode apostar!

Metal e Moderno

Quando se pensa em modernidade o que vem a mente são peças em metal e vidro, certo? Mas não basta o material para definir o que é moderno.

É por isso que aqui o ponto principal é escolher uma luminária de poste com a base diferenciada, como as opções quadradas ou de três pés. A cúpula é também uma possibilidade para você inovar, e nada de ser discreto: combine formatos e tamanhos de cúpula como a sua criatividade mandar!

Sala de estar composta por paleta de cores claras e destaque para a luminária de três de pés e cúpula em estilo industrial

Invista em luminárias com cúpulas criativas

Uma aposta que nunca falha é a luminária de coluna em alumínio. Fácil para harmonizar em diversos estilos, o acabamento cromado é perfeito para a sala de estar ou ambiente office por oferecer um aspecto moderno e cativante.

São várias as opções de luminárias de chão articuladas que você pode escolher para compor ambiente parecido

Ótima para o escritório, a luminária articulada de chão oferece design e praticidade

Formato da base, formato da cúpula

Diversos modelos de luminárias de coluna permitem a escolha das cúpulas — você pode trocar apenas a cúpula e terá alterado toda a decoração do ambiente, por exemplo. E embora possa parecer bem simples combinar ambas as partes, quando nos deparamos com as diversas opções essa vira uma tarefa bem mais complicada.

Com sinuosas curvas e arcos, ou linhas retas trabalhadas, a base de uma luminária de coluna é a escolha fundamental: portanto nosso conselho é começar por aqui.

Abajur de chão com base em curva, peça moderna e decorativa para compor a sala de estar

Perfeita mistura de cúpula clássica e base moderna

Na grande maioria das vezes a cúpula é feita em tecido, então considere qual o tecido utilizado nas cortinas, sofás ou almofadas, para fazer a combinação. Outra questão super importante é compor o ambiente com a luminária de chão dentro da paleta de cores de sua escolha!

Chegamos até aqui, então a dica é se permita usar e imaginação para compor suas próprias peças!

Luminária e poltrona: casamento perfeito

Ok, se tem algo mais elegante do que a combinação de poltrona + luminária de chão nos desconhecemos! Essa é uma das enormes qualidades da luminária de coluna: a possibilidade de criar espaço decorado dentro do ambiente decorado! É assim, sabe aquele pedaço pouco aproveitado na sala de estar? É só colocar essa dupla e você tem um espaço independente e maravilhoso.

Espaço de descontração decorado com Poltrona Emes Charles com descanso para pés e luminária de coluna em estilo industrial.

Usar a luminária de piso com poltrona é a chance de criar espaço novo dentro de casa

Para uma decoração mais ostensiva, escolha uma luminária ramificada, que pode incluir diversos focos de luz. Para quem tem pouco espaço uma sugestão é escolher uma poltrona menor, ainda que confortável, como o modelo Kay Capuccino para harmonizar com uma luminária de coluna alta.

Sala de estar decorada com luminária ramificada: 3 focos de iluminação para que você direcione conforme desejar

Inspiração para quem quer criar um efeito moderno em um ambiente de descanso

 

Nossas dicas foram aprovadas? Use e abuse dessas sugestões para fazer a escolha ideal no seu projeto de decoração! E para mais inspirações vem dar uma olhada nas dicas de Formas Criativas de decorar e como incluir Poltronas em todos os ambientes  😉

 

Deixe um comentário