Tendências

Azulejos Portugueses na Decoração

Descubra dicas de como decorar com azulejos portugueses, e conheça um pouco da História!

Nos últimos tempos muitas coisas vindas de Portugal passaram a ser apreciadas no Brasil. Doces portugueses foram redescobertos, e os pastéis de Belém se tornaram ainda mais populares.

Casa revestida em azulejo em Lisboa

A decoração também tem sofrido influência, e os famosos azulejos portugueses se tornaram populares, aparecendo na forma de painéis, e também objetos decorativos, como vasos e cachepots. Talvez isso se deva ao fato de que muitos brasileiros estejam viajando para nossa antiga metrópole e se abrindo mais à cultura lusitana.

Os azulejos portugueses têm uma história antiga e muito interessante. O rei Dom Manuel I, no século XVI ficou admirado com mosaicos de cerâmica colorida da Espanha e dos árabes na Península Ibérica, e decorou com esse lindo trabalho artesanal o Palácio de Sintra. Desde então essa decoração ficou associada a Portugal. As cores mais tradicionais do azulejo são o esmalte azul contra o fundo branco, mas desde a época do rei Dom Manuel surgiram peças nas cores verde, amarelo e vermelho, também muito populares.

Azulejos de Sintra, da época do rei Dom Manuel

Se você gosta de decoração, saiba que os desenhos dos azulejos podem se encaixar bem em diferentes tipos de estilos.

O estilo ibérico, ou mourisco, revisitado no Brasil dentro da arquitetura “neocolonial”, e nos Estados Unidos com o nome “Spanish Revival” é adequado para lugares de clima quente, pois suas paredes brancas, seus jardins e seus pátios são bastante frescos. Esse estilo combina com trabalhos de azulejo, tradicionalmente associados a ele.

Lindo banheiro no estilo Spanish Revival, coberto de azulejos. Fonte: Pinterest

Uma decoração contemporânea também pode combinar com azulejos portugueses. Muitos designers usam objetos para contar uma história. Esse estilo é eclético, e permite a combinação de vários elementos.

Lindo Aparelho de Jantar, que você encontra no nosso site!

Se você gosta de viajar, e já foi para Portugal, Ouro Preto, Olinda, ou outra cidade famosa pelos azulejos portugueses, ou se simplesmente se identifica com a beleza desses objetos, pode incorporá-los em uma decoração descolada, cheia de móveis modernos, para fazer contraste entre o antigo e o novo e mostrar a sua personalidade.

Cachepots modernos inspirados nos azulejos portugueses

Nas Lojas Incor temos diversos objetos para você usar sua criatividade na decoração! Temos cachepots de cerâmica, além de aparelhos de jantar e até almofadas estampadas com os arabescos tradicionais portugueses. Aproveite!

Deixe um comentário