Decoração Dicas de Iluminação Faça você mesmo Inspirações

Cor de lâmpada e temperatura de cor?

Escolheu a luminária de coluna ou aquele lustre escândalo para compor a sala de estar? Então é hora de escolher a lâmpada ou as lâmpadas e essa é uma questão que gera duvidas, afinal como decidir qual a temperatura cor de lâmpada certa?

Quando o assunto são lâmpadas os modelos a serem considerados são inúmeros. E, além dos variados modelos de lâmpadas, é preciso considerar a cor da luz, a potência e o formato. Ufa, são muitas características para lembrar, certo?! Mas pode manter a calma que na maioria das vezes essas são questões simples de resolver: siga a risca a descrição que a sua luminária passa para as lâmpadas e não vai ter erro!

Com inúmeros modelos e características, escolher entre a lâmpada LED e incandescente pode ser um desafio

Lâmpada quente ou frio? Temperatura nesses casos define a tonalidade da cor

O primeiro passo é observar o soquete e a potência máxima suportados pela luminária em que vai utilizar a lâmpada. Portanto, saber quais as especificações técnicas a escolha vai estar a meio caminho andado, agora vai depender do tipo de iluminação que você quer para o ambiente.

A lâmpada LED costuma ser a melhor escolha quando se considera o custo-beneficio, mas conforme for o estilo decorativo a lâmpada incandescente pode ser uma melhor opção. Mas, embora qualquer modelo possa ser escolhido, existe um quesito que é o divisor de águas: a temperatura de cor!

Temperatura de cor de lâmpada

Agora, essa sim é uma escolha difícil! A temperatura de cor de uma lâmpada é a tonalidade de cor que a lâmpada irá assumir quando acesa. A coloração dessa luz pode ser medida em três níveis: amarelo, branco e o meio termo entre essas duas.

E são essas cores as que chamamos de temperatura de cor, são as definições de branco quente -cor amarela- branco frio -tonalidade de cor branco- e o branco morno -seria uma tonalidade no meio termo.

Fique ligado: mesmo lâmpada LED pode ter tonalidade de branco quente, com luz amarela

A temperatura de cor de lâmpada é o que define a coloração da luz

Quando se fala em temperatura de cor de lâmpada não se trata realmente da temperatura da lâmpada, mas apenas da tonalidade de cor que ela adota ao estar ligada. Essa coloração pode ser medida por meio da escala de Kelvins que a lâmpada emite. Quanto menor for o número de Kelvins mais amarela será a luz. Por exemplo, uma lâmpada de 2800 Kelvin é amarela, enquanto as lâmpadas de 6500 Kelvin, serão brancas.

Essa escolha de temperatura de cor é a que vai definir os detalhes da decoração, os tons de amarelo são mais agradáveis para a visão. Enquanto as lâmpadas branco frio são mais indicadas para destacar partes do ambiente.

Branco quente

Ou seja, o amarelo realça os móveis e objetos de decoração, sem cansar os olhos. Essa é uma ótima opção para vitrines e a parte interna de ambientes. Outro diferencial para as lâmpadas de tonalidade quente é o uso decorativo,. Quer um exemplo: o uso em conjunto com lustres de cristal ou de estilo mais clássico.

Além disso, as luzes de tons amarelados também são indicadas para ambientes onde se assiste televisão ou leitura por ser mais agradável aos olhos.

Modelo de luminária de chão com lâmpada em branco quente: luz amarela

A temperatura de cor vai influenciar na utilização do ambiente, escolha com cuidado

Um lustre de cristal candelabro, por exemplo, exige uma lâmpada vela para compor o ambiente. E mesmo sendo um estilo mais antigo você pode encontrar para esse lustre a lâmpada vela LED. Mais importante ainda, essa vai ser a perfeita união de custo-beneficio e sucesso na decoração!

Branco frio

Já as lâmpada em branco frio são mais utilizadas em ambientes externos ou profissionais, pois oferecem uma iluminação mais potente. E é sempre bom ter em mente que a escolha da cor da luz deve considerar a harmonia com o ambiente.

Luminária de chão com temperatura de cor de lâmpada branco frio

A temperatura de cor é a responsável por criar uma iluminação agradável no ambiente

É importante considerar que a temperatura de cor influência na própria decoração e no bem-estar ao ambiente. Ou seja, tenha muita atenção quando for escolher, pois é fator determinante para o sucesso do seu projeto decorativo!

 

Iluminamos suas dúvidas? Aproveite e veja mais das nossas dicas de iluminação decorativa!

Deixe um comentário