Decoração Faça você mesmo

Decoração de Carnaval e Fantasia – Faça você mesmo

Decoração de Carnaval – Faça você mesmo

Para comemorar o carnaval, não é necessário ir para rua atrás de blocos ou trios elétricos. Existem outras maneiras divertidas de se comemorar, fazendo uma “bagunça” em casa com a família e amigos,  alugando um sítio ou salão de festas. O importante é ser um folião de carteirinha assinada.

Você mesmo pode fazer as decorações da sua casa, não gastando quase nada. Primeiro você deve separar algum espaço da sua casa para poder assim focar na decoração. Não esqueça que as cores trazem alegria e vida para o ambiente, então use e abuse.

Separamos algumas dicas para a decoração do seu espaço de festas, simples e fácil de fazer. Confira algumas dicas antes de começar:

  • Use muitas cores. Faça uma lista dos itens mais coloridos que você tem e que possa ser usados, de louças a objetos de decoração;
  • Se o seu Carnaval for na sua sala, arraste o sofá e encoste os móveis nas paredes, assim tem espaço no meio para uma pista de dança improvisada;
  • Não importa se as cores utilizadas sigam a mesma paleta, no carnaval está liberado. A única coisa que não pode é não aproveitar.
  • Se você tem capas de almofadas ou almofadas guardadas de cores diversas, utilize todas;
  • Para a decoração, utilize fitas, apitos, pulseiras de acrílico como porta-guardanapo, cornetas coloridas como marcadores de copos e taças;
  • Bolas de crepom e flores penduradas no teto ficam incríveis nessa decoração;
  • Coloque tecidos presos no teto com fita adesiva, como uma canga, uma colcha bem colorida ou TNT. Utilize-os para decorar ou delimitar espaços.

1. Guirlanda de carnaval

decoração de carnaval

FOTO: REPRODUÇÃO / HOW DOES SHE

Enfeite sua casa com essa linda guirlanda de bexigas. Os itens para cria-la são um pedaço de papelão no formato da guirlanda. As bexigas podem ser coladas com durex, dupla face ou cola quente. Abuse das cores e misture as bexigas, assim sua guirlanda ficará muito alegre.

Para deixar sua casa inteira no clima festivo, invista em uma guirlanda! Assim seus convidados vão ver, de longe, que a festa será inesquecível. Para isso, corte um papelão no formato da guirlanda, e amarre muitas bexigas, de cores bem alegres, por toda a volta.

2. Decore o teto

decoração de carnaval

FOTO: REPRODUÇÃO / MONCHIC FESTAS CRIATIVAS

Pendure bexigas, serpentinas, pompons, fitas, mascarás e o que mais você mais julgar que possa dar um efeito legal. Utilize o fio de nylon para pendurar os itens.

Cuidado com o tamanho do fio, pois, pode enroscar na cabeça dos convidados, causar tombos e outros acidentes. Para fixar, utilize dupla face entre o teto e o fio.

 

3. Palito de churrasco

decoração de carnaval

FOTO: REPRODUÇÃO / SILVIO XIMENES

Use os palitos de churrasco para enfeite. Coloque na ponta do palito mensagens de carnaval, placas decorativas para os convidados tirarem fotos, enfeites como bolas de isopor coloridas ou então opte pelo que sua imaginação permitir.

Este é um item barato e versátil. Utilize-o para criar diversas decorações.

4. Garrafas recicladas

decoração de carnaval

FOTO: REPRODUÇÃO / DICORANDO

Tem garrafas de vinho encostadas aí, apenas esperando uma oportunidade para serem usadas? Então chegou a hora! Dê um banho de tinta em spray nelas. De preferência, pinte com tons metálicos, assim fica fácil combiná-las com o restante da decoração.

5. Fitas para decoração

decoração de carnaval

FOTO: REPRODUÇÃO / SOUTH BOUND BRIDE

Decore cadeiras, mesas, teto, e tudo o que você achar legal, com fitas. Apenas não esqueça de utilizar várias cores. Temos certeza que será sua ótima aliada na decoração.

6. Taças decoradas

decoração de carnaval

FOTO: REPRODUÇÃO / A CASA CHEIA

Não esqueça das taças decoradas. Fitas, apitos, gravatinhas e máscaras pequenas irão cair muito bem. Além disso, os seus convidados irão utilizar esses apetrechos como marcadores para não “perder” o copo.

Deixe as taças dispostas em cima de uma mesinha, dentro de uma bandeja com serpentinas, língua de sogra e confetes.

7. Máscaras para todos

decoração de carnaval

Faça muitas máscaras e deixe a disposição dos convidados. Podem ser criadas com EVA ou cartolina, e decorada com cola. Opte por compras EVA/cartolina colorida ou utilize tinta para colori-los. Ficará lindo.

8. Mesa posta

decoração de carnaval

FOTO: REPRODUÇÃO / KARLA STEPHEN EVENTOS

Decore sua mesa com guardanapo, máscaras, flores, copos coloridos, talheres coloridos, e o que você achar melhor. Utilize taças também e coloque bolinhas coloridas coladas nelas.

9. Decore lugares diferentes

decoração de carnaval

FOTO: REPRODUÇÃO / D.DETALHES FESTAS

Você pode decorar lugares que nem se imagina. Por exemplo, se a casa inteira fizer parte da festa, decore o espelho do banheiro ou as paredes do espaço. Use fita crepe para não danificar a peça. Cole máscaras, fitas, flores, etc. Se você preferir, decore todos os espelhos da casa.

10. Quadrinhos coloridos

decoração de carnaval

FOTO: REPRODUÇÃO / CLAUDIA HAPPY KIDS

Porta-retratos com molduras coloridas são ótimos itens para decorar. Você pode escrever o refrão de uma música conhecida ou alguma marchinha, imprimir e colocar na moldura. Fica uma graça!

11. Objetos reciclados

decoração de carnaval
FOTO: REPRODUÇÃO / CLAUDIA HAPPY KIDS

Tem garrafas de vidro ou plásticas sobrando? Junte-as e leve para o quintal. Forre o chão com uma lona ou um jornal, e aplique tinta em spray em todas. Sua decoração vai ficar incrível.

12. Confete gigante

decoração de carnaval

FOTO: REPRODUÇÃO / DECAZA DESIGN DE INTERIORES

Compre papel cartão ou cartolina e desenhe bolas grandes (utilize um copo ou o fundo de alguma jarra). Recorte e cole nas paredes de sua preferência.

Use fita crepe para, na hora de desmontar o cenário, não acabar tirando o papel e a tinta da parede junto.

 

13. Varal de bolinhas

decoração de carnaval

FOTO: REPRODUÇÃO / MARIA VIOLA FESTAS

Recorte bolinhas com papel cartolina ou papel cartão e cole de forma que remeta a um varal. Fica lindo para tirar fotos.

Ideias para fazer em casa sua fantasia de carnaval

Agora sim! Oficialmente estamos no mês da folia, o mês do carnaval, e isso significa que se você não fez sua fantasia até agora, está então totalmente sem tempo.

E se está sem dinheiro e sem tempo, se prepare que nós preparamos algumas dicas totalmente improvisadas para você usar uma fantasia diferente nos 4 dias do carnaval.  Essas fantasias são amadas pelos brasileiros, podendo ser reproduzidas com roupas e acessórios do seu guarda-roupa, gastando um valor mínimo com o que faltar.

O legal dessa data festiva é usar e abusar da criatividade, criando looks super originais em casa. São mais de x ideias para você escolher a fantasia que mais gostar e mãos a obra.

Transforme qualquer roupa em fantasia. Seja no carnaval, ou na festa a fantasia, criatividade é a chave do sucesso.

Me dá um dinheiro aí
Me dá um dinheiro aí!”

1. Wally

Fantasia super simples, mas muito legal. Uma bermuda azul, camiseta lustrada e um gorro (se você tiver algum de papai noel, pode adaptá-lo) ficará incrível.
decoração de carnaval

2. Rambo

Rambo é um personagem muito conhecido e adorado. Para personalizar essa fantasia é muito fácil. Uma camiseta regata, um cachecol ou lenço para por na cabeça e uma bermuda (jeans), você estará pronto.

decoração de carnaval

3. Pirata

Para ser um pirata ou uma pirata, utilize uma camiseta listrada, short ou calça preta, uma bandana e um tampa olho.

Os acessórios, como pulseiras e brincos, fica a sua disposição. Se sobrar algum dinheiro, compre um papagaio de mentira e leve pra festa também.

decoração de carnaval

4. Frida Kahlo

Frida Kahlo foi uma pintora mexicana, conhecida por suas fotografias e seus autorretratos de inspiração surrealista. Um vestido verde simples e liso, colar de flores na cabeça com um coque e o cachecol ficará super divertido.

decoração de carnaval

5. Dorothy – Mágico de OZ

Uma fantasia totalmente meia: vestido azul simples, dois laços, meias brancas e sapatilha vermelha.

decoração de carnaval

6. Twister

Compre um papel que seja mole e recorte em formatos circulares. Não esqueça de escolher as cores totalmente diferentes.

Uma bermuda branca com uma camiseta branca ajudará bastante nessa fantasia. Para prender os círculos, utilize alfinetes.

decoração de carnaval

7. Noiva

E se você achar seu grande amor no carnaval? Vá de noiva e aproveite para achar o noivo. Dizem que o amor de carnaval nunca se esquece, então aproveite essa chance!

decoração de carnaval

8. Minnie

Você tem algum vestido vermelho de bolinhas? Se tiver será perfeito! Caso não tenha essa de roupa, utilize uma saia vermelha e uma blusinha regata vermelha ou preta. Compre um laço e coloque no arquinho, mas caso você não goste dessa ideia, utilize apenas o arquinho.

decoração de carnaval

9. Ladrão

Fantasia simples e engraçada, além de muita facilidade para compô-la. Uma camiseta xadrez, bermuda (preta, xadrez ou branca) e uma toca preta. Pronto, sua fantasia está montada. Se você quiser complementar, compre uma cartolina e faça uma máscara de ladrão.
decoração de carnaval

10. Smurf

Tão fofinho. Se você tiver uma touca branca, bermuda branca e sapato branco, você já tem meio caminho andado. Apenas compre 2 potes de tinha ou coloque uma camiseta azul para remeter a cor da pele Smurf.

Caso você queira outro personagem, vá de Smurfete. Ao invés de bermuda, coloque vestido. Irá ficar uma graça.

decoração de carnaval

11. Jogador de futebol

Se você tiver o uniforme completo, não precisará nem esquentar a cabeça. Caso contrário, peça para alguém que você sabe que tem.

Se não encontrar ninguém, coloque uma camiseta da seleção, um shorts e um tênis. Pronto!

decoração de carnaval

12. Boneca 

Croped colorido, saia de tule (pode ser colorida) e tênis ou sapatilha. Caso você tenha uma meia bem colorida, igual a da emília, vista. A make deve ser bem colorida. O acessório de dar corda, pode ser feito com papelão e encapado com papel celofane.
decoração de carnaval

13. Carmen Miranda

Combine roupas coloridas e floridas do seu guarda-roupa, e compre frutas artificiais com flores para colocar na cabeça.
decoração de carnaval

14. Rei da pimenta

Pimentas de plástico são encontradas facilmente em grandes centros de varejo. Vale usar muitas delas com uma roupa vermelha e complemente o visual com Glitter.
decoração de carnaval

15. Unicórnio

Utilize uma saia de tule bem colorida, um arquinho de unicórnio fácil de encontrar em lojas de bijuterias, um croped rosa, lilás ou azul e pronto. Agora é só abusar do Glitter para complementar o visual místico da fantasia.
decoração de carnaval

História resumida do Carnaval

Essa é a festa popular mais celebrada no Brasil que teve surgimento na antiguidade (Mesopotâmia, Grécia e Roma). No Brasil, a história do carnaval se iniciou no período colonial.

Uma das primeiras manifestações se deu através de uma festa praticada por escravos chamada entrudo. Após surgirem as primeiras manifestações carnavalescas, aparecem outras danças e músicas que com o tempo fizeram parte dessa tradição cultural: cordões e ranchos, sambas, as festas de salão, maracatus, escolas de samba, os corsos, afoxés, frevos, marchinhas, entre outros.

Separei alguns dos meus modelos favoritos, olha só:

 

Notícia & Informação de qualidade, somente no Blog Casa, Coisa e Tal das Lojas Incor.

Outras matérias que você pode se interessar:

Deixe um comentário dizendo o que achou deste artigo. É fundamental contar com a sua colaboração através de críticas, sugestões, dúvidas, elogios.

Deixe um comentário