Organização

Organizando sua cômoda: 11 dicas

11 dicas fáceis para organizar sua cômoda

Você fica frustrado com a desorganização da sua cômoda? O encanto do seu quarto se perde ao ver toda a bagunça?

Não se preocupe, organizar todas essas gavetas podem ser um processo rápido e simples. Leia às 11 dicas simples que preparamos para organizar sua cômoda:

1. Comece com as gavetas vazias.

Para ficar mais fácil, retire todas as peças e objetos da sua gaveta. Reorganize – caso os itens sejam roupas, organize por cor ou categoria (regata, manga curta, manga longa, etc.), ou como preferir – todos os itens antes de guarda-los.

Você pode organizar sua cômoda pensando que, os itens que mais usa, deixa na gaveta mais alta, ou na parte da frente da gaveta.
Os itens que não usa mais? Doe. O único objetivo de te-los em sua gaveta, é apenas fazer volume.
Kit Colors Marcadores de Taça 12 Peças Dolce Vita BAR1103

2. Dobre suas roupas.

As gavetas de cômodas fornecem um excelente lugar para armazenar shorts, camisolas, meias, camisetas e assim por diante.
Há algumas dicas importantes quanto ao jeito de dobrar as roupas. A primeira é dobrar as peças do mesmo tamanho, para melhor visualização.
Empilhe as peças em estilo cascata, com um espaço de dois dedos para dentro da anterior. Essa técnica ajuda a reconhecer itens com mais facilidade, bagunçando menos durante a procura de algo.

Roupas íntimas recebem cuidados especiais: “Não pode fazer a bolinha na meia, só enrolar ou dobrar normalmente”, aponta a especialista em organização doméstica e pessoal, consultora e palestrante Ingrid Lisboa. Para Juliana Faria, os sutiãs merecem atenção: “O legal com sutiã com bojo e aro é sempre deixar aberto. Se você não tiver espaço na sua gaveta para deixá-lo de frente, você de repente pode colocar de lado também”, diz.

guarda-roupa

3. Agrupe itens por categoria.

Provavelmente, é óbvio que é mais fácil encontrar suas roupas quando você dedica uma gaveta para tops, outra para roupas íntimas, outra para shorts, e assim por diante. Se você não está fazendo isso, comece agora!

Mas é ainda melhor dividir suas coisas em categorias, no mínimo de forma razoável. Divida o seu topo em camisetas de mangas curtas e camisetas de mangas compridas. Ou, classifique por cor, por exemplo: todas as meias pretas juntas, depois marrom, depois branco, como você preferir.
Quanto mais específico você conseguir, mais fácil ficará pegar o que for precisar. E se você achar que ainda assim suas roupas estão bagunçadas, tente utilizar os separadores de gaveta, caixotes de plástico ou caixas de sapatos para mantê-los na linha.

Se você mantém roupas volumosas, como, por exemplo calças jeans, dobradas nas gavetas da sua cômoda, tente movê-las para outro lugar.

Se você tem outras opções – idealmente um armário/guarda-roupa/roupeiro, onde você possa colocar calças, vestidos, e pendurar as roupas mais pesadas – utilize, pois, a cômoda não é a melhor escolha para esses itens. Deixe as gavetas da sua cômoda prender os itens finos, facilmente dobrados ou enrolados, e você realmente economizará espaço.

Não sabe o que guardar na gaveta e/ou guardar no cabide do guarda-roupa/roupeiro? Nas gavetas, coloque as camisetas, regatas, roupa íntima, pijamas, camisetas, roupas de academia, lenços e cachecóis. No guarda-roupa, blusas de lã e fio, calças jeans, vestidos, paletós, malha de lã e roupas de renda.
Acessórios, como lenços e cachecóis, vão bem em gavetas, mas podem ficar pendurados também.
Pense assim: a roupa estica ou amassa quando pendurada? Se sim, dobre”, explica Ingrid Lisboa. Já camisas, blusas de tecido mais fino, casacos, jeans e blazer ficam melhor distribuídos nos cabides.
Dica: Dependendo do item, também é uma ótima opção armazenar itens mais volumosos dentro de uma caixa em baixo da cama.

5. Use os organizadores para separar itens pequenos.

Para itens pequenos ou que tem facilidade de emaranhar, como camisolas ou meias, utilize os organizadores que são divididos em pequenos quadrados ou linhas.

Você poderá identificar e acessar cada item individual quando precisar, e rapidamente guarda-lo novamente no local de onde tirou. Os organizadores em forma de cubo funcionam bem se você possui muitos pares de meia, cachecóis, boinas/toucas, entre outros.
A regra das cores também funciona aqui. “Para quem tem muitas camisetas, vale organizá-las na vertical, pois, dessa forma você ganha muito mais espaço. Uma dica que ajuda muito são as divisórias de gavetas. Separam as categorias e deixam a gaveta organizada, prática e facilita manter tudo ordem sempre”, conta Rafaela Oliveira.
A dica de Juliana Faria é para itens menores, como roupa íntima, cintos e lenços. “Existem alguns acessórios chamados de colmeia. Com eles a gente consegue fazer uma boa organização e consegue visualizar todas as peças”, diz.
Uma alternativa é montar uma divisória em casa. O acessório pode ser feito de miolo de isopor prensado revestido de papel nos dois lados, que deve ser recortado com estilete e montado, conforme a necessidade, com cola.
cômoda dress

6. Mantenha o topo da cômoda limpo.

O topo da sua cômoda pode ser uma superfície perfeita para organizar joias ou acessórios. Deixa-lo livre de desordem, irá motivá-lo a manter seu sistema de organização na parte interior da cômoda.

Penteadeira com Espelho Rovere Chanel EDN

Foto: Lojas Incor | Penteadeira com Espelho Rovere Chanel

7. Aproveite o espaço extra da gaveta.

Caso você possua muito espaço sobrando de armazenamento, lembre-se que as cômodas não servem apenas para guardar roupas. Você pode armazenar roupa de cama, material de escritório, papel de embrulho ou praticamente qualquer coisa em uma gaveta vazia.

8. Diferencie suas gavetas.

Não consegue lembrar qual gaveta tem roupas de treino e quais possuem os cachecóis? Seja criativo, coloque botões nas gavetas, fitilhos, adesivos, ou faça uma lista, até que você decore e lembre-se ficou cada item.

Cômoda 4 Gavetas Branco

Foto: Lojas Incor | Cômoda 4 Gavetas Branco

9. Rotação sazonalmente

Será muito mais fácil encontrar itens na sua cômoda se não for preenchido com roupas que você não usará por mais.

Armazene roupas consideradas “fora da temporada” no porão, no quartinho, ou um cantinho dentro de uma mala não utilizada no armário, ou até mesmo em baixo da sua cama, de modo que as únicas roupas na sua cômoda seja as que são usadas atualmente.
Se você não tem espaço de armazenamento, divida sua cômoda em gavetas “fora de época” e “atual”- por exemplo, reserve às duas gavetas inferiores para coisas que serão inutilizadas no momento até a próxima estação.
A regra vale para a maioria das roupas. Itens de couro, por exemplo, não entram na categoria, já que o melhor é que elas não fiquem dobradas.

10. Personalize o seu método para que você ter incentivo para continuar.

Assim como uma pia limpa, organizar sua cômoda dá-lhe uma sensação de realização – até você perceber que você tem que fazê-lo novamente no dia seguinte. O melhor sistema de organização é o que você usará.

Então, organize suas gavetas em qualquer configuração que facilite o acesso e a remoção de suas roupas. Se algo não estiver funcionando, aperfeiçoe-o. Com um pouco de prática, você pode desenvolver um método que funcione para você.
cômoda
Foto: Daly and Newton/Getty Images

11. Tirou, guarde no lugar

“Os armários são reflexos dos nossos hábitos”, observa Ingrid Lisboa. “Manter é mais fácil do que colocar em ordem.”, assegura. Uma dica valiosíssima, que faz muita diferença com a organização e deve virar hábito é ‘tirou, guarde no lugar’.

“Não existe uma técnica ou forma de dobrar que sirva para todos, porque somos todos muito diferentes. O mais importante é ficar prático, funcional, e com uma boa visualização. Todos os acessórios, organizadores e tipos de dobras têm que atender esses três aspectos, então eles podem ser utilizados. A estética é o último aspecto”, finaliza Ingrid Lisboa. Por isso, procure, experimente e veja o que funciona melhor para você no atual espaço disponível. O que vale mesmo é deixar tudo em ordem!

Algumas peças de organização da Lojas Incor para te ajudar:

Gaveteiro com 4 Gavetas Preto Tutti Colors MadesaEstante com 9 Nichos Carvalho Cancún 170054 PolitornoRoupeiro 4 Portas com Espelho Branco Snow New Jersey MadesaEstante com 1 Nicho e 2 Prateleiras Branca BE-846-143 BRVGaveteiro com 3 Gavetas Vermelho Tutti Colors Madesa

Notícia & Informação de qualidade, somente no Blog Casa, Coisa e Tal das Lojas Incor.

Outras dicas que você pode se interessar:

Gostou? Curte, compartilhe ou deixe seu comentário.

Fonte: The Spruce

Deixe um comentário