Dicas de Iluminação

Lustre? 15 dicas para você ser Expert

Lustre para Decoração de Casa e Apartamento

A escolha ideal do melhor lustre para o ambiente.

Você sabia que uma boa iluminação causada pelo lustre faz toda diferença na decoração?

Esse é um recurso com alto poder de valorização do espaço, compondo um ambiente incrível.

Design da peça

Além de pensar na iluminação, temos que analisar o design da peça, observando se traz o que esperamos, por exemplo, um toque de elegância ou jovial para o ambiente. Lembre-se que nada adianta uma iluminação se não puder ser parte da decoração, você concorda?

Sem uma iluminação adequada, desmerecemos tempo e esforço dedicado, da forma que no final não tenha valido de muito.  Vamos te ensinar dicas de como fazer diferente utilizando lustres no seu ambiente decorado.

Qual a diferença de lustre e pendente?

Para deixar clara a diferença entre um e outro, temos uma regrinha fácil: “todo lustre, é um pendente, mas nem todo pendente é um lustre”. Os pendentes, em geral, não podem ser denominados como lustres, porque para isso deve-se ter o brilho característico de materiais como vidro, metais, elementos polidos e cristais, tradicionalmente utilizado na composição.

Então, os pendentes podem ser tudo, inclusive lustres, de diferentes materiais, com aplicações de infinitas possibilidades. Deve-se analisar qual utilizar e como, então aprenda e entenda como diferenciar cada um e como escolher o melhor:

  • Lustre: Por mais que seja composto por diversas lâmpadas em uma mesma peça, traz uma iluminação eficiente e agradável ao ambiente, que transforma totalmente a decoração em algo mais sofisticado. Possui um número mínimo de 10 lâmpadas, sendo o mais procurado para decorar ambientes, tanto casas como salão de festas.
    0000
  • Pendente: Encontrado em diversos tamanhos de haste e possui apenas uma lâmpada. Devido ser mais simples, utiliza-se mais do que um mesmo modelo no ambiente, dando um toque de estilo descolado e moderno para o ambiente. É mais utilizado para o design nos ambientes das empresas.

O primeiro passo para definir a melhor opção é entender o ambiente que você deseja criar. Se você segue uma tendência mais clássica, opte por lustres sofisticados de cristal, que possuem acabamentos elegantes e finos. Se procura por modernidade, há lustres com formas variadas, contornos geométricos, lâmpadas suspensas, cores metalizadas, etc.

Para cada ambiente podem ser selecionados tipos diferentes dessa peça. Por isso, é importante descobrir e analisar as particularidades de cada um. Outra importante dica: visualize-o no local onde pretende inseri-lo observando se a iluminação será adequada.

Outro fator que deve ser considerado é o tamanho do cômodo. Agora que já apresentamos para você as dicas, vamos ver qual usar.

  • Sala de estar: É importante que o tamanho da sala de estar esteja de acordo com o tamanho do lustre, cumprindo a função de iluminar todo o ambiente. Esse objeto costuma combinar com todos as cores e móveis, então se a sua intenção é dar destaque para esses itens da casa, opte por algum colorido ou com acabamento brilhante e maiores.
  • Sala de jantar: É normalmente, disposto no centro da mesa de jantar, cumprindo o foco da decoração, transmitindo elegância e charme. Lustres para sala de jantar com detalhes em cristal são ditos como os “queridinhos” deste ambiente. São sempre bem vindos, devido normalmente dão aquele ar agradável ao local. Lâmpada Fluorescente? Nem pensar. Tenha cuidado na hora de comprar as lâmpadas, prefira as quentes, amarelas, mesmo que sejam de LED, e não se prendam ao cristal incolor.
  • Quarto: O lustre para quarto exige requinte e estilo relacionados com a decoração do ambiente. Podem ser grandes, dependendo do gosto do casal, mas uma peça pequena também cumpre com o papel.
  • Quarto de bebê: O lustre infantil possui a função de decorar o quarto do pequeno, mas você deve garantir para que não acumule sujeira, prevenindo a saúde do baby. Opte por algum modelo colorido, com design alegre e divertido.Qual a iluminação ideal para o quarto do bebê?
  • Cozinha: Devido às partículas de gordura que ficam no ar durante o preparo das refeições, indicamos não escolher modelos que são feitos de tecido ou materiais que acumulam muita sujeira. Prefira os que sejam feitos de vidro ou alumínio.Tendências de Cores 2018

Bônus: mais lustre e iluminação para sua house!!!

Ebaaa … um bônus especial de dicas para você!!!

Luminárias, refletores, arandelas, abajures, balizadores e espetos holofotes, plafons… são diversos itens para escolher qual usar.

Dentre todos os tipos, temos dois “queridinhos que são super desejados pelas pessoas na decoração do espaço: lustres e pendentes.

Ideia 1: Curto e menor

Os cômodos pequenos precisam de lustres menores para não sobrecarregar a decoração do ambiente. As opções ideais para casas e apartamentos pequenos são os curtos, sem estruturas muito alongadas para baixo ou acessórios pendurados muito compridos.

Lustres com fios de cristais curtos ajudam a luz a vazar entre, deixando o cômodo com uma iluminação mais leve e difusa. O ambiente fica confortável sem perder a elegância.

Outra opção, são os arredondados que cobrem toda a extremidade das lâmpadas. Opte pelos que tem a saída de luz mais larga, permitindo que a luz penetre no ambiente e não deixe a sala escura.

Ideia 2: Moderno e vazado

Nessa foto temos um lustre bastante moderno sob a mesa de jantar, que fica ao lado da sala de estar da casa.

Esse modelo de ambiente é totalmente confortável para receber amigos e familiares, pois, combina os dois cômodos favoritos de todo mundo: sala de estar e cozinha.

Ideia 3:  Metalizado

Ouse com classe e estilo. Os decoradores e amantes de decoração cederam fortemente aos encantos dos acessórios metalizados e do tom “rose gold”.

Esse tom é uma espécie de bronze ou ouro rosado que combina com ambientes neutros em tons de branco puro ou cinza bem claro.

Invista nessa tendência se você gosta de ambientes cheios de atitude, mas sem perder o charme com tons delicados no restante da composição.


Ideia 4:  Repaginando com lâmpadas suspensas

A tendência mais atual desta lista é, sem dúvida alguma, a lâmpada suspensa. Esse estilo de decoração tem dado as caras em barzinhos e cafés mais intimistas e sua iluminação é bastante simples. As lâmpadas suspensas são charmosas elegantes e podem ser utilizadas em alturas diferentes e alternadas para criar um visual irregular e moderno.

Ideia 5: Cristal

Visual clássico? “Tô dentro”. Os de cristal são os mais clássicos da lista.

São extremamente elegantes e sofisticados, necessitando ambientes amplos para recebê-los devido a seus tamanhos avantajados e estruturas longas.

Separei alguns dos meus modelos favoritos, olha só:

Luminária de Mesa Viking B Vermelha Startec 110240004Luminária de Mesa Articulada Cobre Pixer 6816 Mart

Notícia & Informação de qualidade, somente no Blog Casa, Coisa e Tal das Lojas Incor.

Outras matérias que você pode se interessar:

Deixe um comentário dizendo o que achou deste artigo. É fundamental contar com a sua colaboração através de críticas, sugestões, dúvidas, elogios.

Deixe um comentário