Tendências

Que não falte cor na decoração de casa

Se é como dizem por ai: “que não falte amor e que não falte coragem”, então também não pode faltar cor na decoração de casa né?

Afinal, são as cores as responsáveis por despertar sentimentos e sensações, além de influenciar o humor e até mesmo na personalidade! Sendo assim, toda decoração de casa deve começar com a escolha da paleta de cores.

Seja abraçando o estilo clássico e cheio de requinte ou seguindo as linhas simples e minimalistas de um projeto decorativo moderno, sempre tem espaço para um pouco de cor na sua casa! Ainda mais nesse ano de 2018 em que a paleta de cores chegou chegando, cheia de vida e contrastes!

Precisa de cor?

Claro que sim! Como sabemos, as cores na decoração de casa vão enfeitar o seu ambiente e ainda serão responsáveis influenciar, de modo positivo ou negativo, o nosso humor e até acontecimentos do dia a dia! Portanto, a escolha deve ser feita com sabedoria, não pode só a colocar sua cor predileta!

Por exemplo, as cores claras, em tons de azul e bege, são ideias para combinar com uma personalidade mais calma e tranquila, mas vão deixar o ambiente mais apático e até mesmo frio. Agora, abusar de cores quentes como o vermelho e laranja no quarto todo, sem um equilíbrio, pode resultar em muita vibração, o que vai atrapalhar os momentos descanso.

Viu? Equilíbrio é fundamental na decoração de casa! Então vamos às dicas:

Monte sua paleta de cores

Ok, preciso de uma paleta de cores. Como fazer? Temos aqui três passos que vão te ajudar nessa importante tarefa!

Faça um esquema: É certa que uma decoração é composta por todos os moveis e objetos que estão presentes no espaço, certo? Então, quando se começa o esquema de cores é importante considerar todo o espaço, ou seja, cada peça deve ser escolhida lembrando-se das outras.

Do maior para o menor ou do menor para o maior? Pense em seu ambiente com 2 planos: o primeiro, vai ser composto pelas paredes, janelas e pisos; já o segundo serão os moveis e objetos decorativos. Com essa divisão em mente você pode trabalhar com tons mais fortes nas paredes e mais claro nos moveis ou o contrario – cria um ambiente com cores e tonalidades diferentes, mas que se complementem!

decoração de casaConflito.  Essa é uma ótima opção especialmente para quem gosta de uma decoração moderna e cheia de vibração! O conflito é sinônimo de contraste, ou seja, use o conflito de cores para ter uma paleta de cores com a sua personalidade e criar um ambiente cheio de vida!

Interno e externo?

Duas paletas de cores? Sim, é preciso. Nem sempre as cores da decoração interna vão combinar para a parte externa também, sendo assim é importante ter em mente dois esquemas de cores!

Se você for do time que prefere uma decoração mais sóbria e discreta aposte em tons de verde musgo bem clarinho ou tonalidades de bege – nada de branco! Afinal, tem como não sujar o ambiente externo da casa?

Agora se o que você gosta mesmo for de cores fortes e vibrantes pode se jogar e escolher aquela cor dos sonhos, só tome cuidado para não se tornar o pontinho de destaque da rua inteira, hein?! :O

Duas cores?

Essa é uma tendência que existe faz um tempo e que sempre se renova! É aquela coisa de uma parede de uma cor e as outras três com outra cor, sabe? São duas cores disputando o mesmo espaço e se complementando.

Eu sei, é difícil escolher uma cor só, imagina duas? Mas é ai que está o grande diferencial! Ficou em duvidas do usar por que não apostar no tom claro e no escuro de uma mesma cor? Por exemplo, use o lilás em três paredes da sala de estar e roxo na quarta parede, certeza de sucesso!

Outra boa opção é investir em cores diferentes. Você amou a cor gelo, mas o vermelho está irresistível? Combine as duas nas paredes da sala de jantar ou quem sabe do escritório! Usar duas cores pode dar um pouco de trabalho, mas o resultado, ó: fica incrível!

decoração de casa

Não conseguiu encontrar a combinação certa para suas paredes? Que tal reinventar essa tendência incrível? Faz assim: use uma única cor em tons claros nas paredes, mas pinte as portas e janelas com uma cor mais forte? Aqui é pura inspiração!

Móveis com cor?

Essa é uma opção que vem ganhando cada vez mais adeptos e destaque no design de interiores! Troque os moveis de madeira por peças coloridas. Por exemplo, o seu quarto vai ficar deslumbrante com um criado mudo vermelho! Ou então usar uma mesa lateral amarela na sala de estar! São infinitos os modelos e cores disponíveis, só é preciso cuidado para combinar a cor do móvel com as paredes e objetos decorativos!

decoração de casa

decoração de casa

decoração de casa

Além de ser uma decoração criativa, os móveis coloridos vão permitir que você redecore com facilidade, pois além de muito bonitos são peças versáteis que podem ser trocadas de lugar com facilidade. Quer um exemplo? Use aquela mesa de canto amarela como uma mesinha de cabeceira e voilá! Simples, né?

Objetos decorativos: a cereja do bolo

Escolheu as cores das paredes e do chão. Incluiu móveis coloridos. O que ficou faltando? O toque final! Para ter a casa completa e bem decorada vamos precisar de vasos, enfeites e esculturas, placas decorativas e tudo harmonizando com as cores, viu?

Esses são os objetos decorativos, que podem vir em diversas cores, modelos, formatos e tamanhos, aqui fica a critério da sua personalidade e criatividade fazer as melhores escolhas. Uma dica importante é harmonizar a cor da moldura de porta retratos com a estampa das placas decorativas e com as paredes, aproveite para fazer um degrade de cores ou ainda apostar no contraste das cores.

decoração de casa

decoração de casa

decoração de casa

Outra opção incrível é misturar esculturas de modelos e formatos diferentes, mas com a mesma cor, o resultado incrível vai te surpreender!

Gostou? Agora é só aproveitar e coloria toda a sua decoração de casa! Só não se esqueça do principal: abuse da sua criatividade e personalidade!

Separei alguns dos meus modelos favoritos, olha só:

Capa de Almofada Verde 45x45cm Tropical Love UrbanLanterna Marroquina Arzila Rosa Mart 3078Capa de Almofada Branca 45x45cm Esperanza Frida Kahlo UrbanQuadro Decorativo Rosa 40cm Hello Kitty UrbanEspelho Cobre Bill 7140 MartQuadro Decorativo Kelma 7033 Mart

Notícia & Informação de qualidade, somente no Blog Casa, Coisa e Tal das Lojas Incor.

Outras matérias que você pode se interessar:

Fonte: The Spruce

Você gostou dessa matéria? Deixe seu comentário, compartilhe e curti.

Deixe um comentário