Decoração Guia de Compras Inspirações Tendências

Poltrona decorativa: acerte na escolha

A poltrona decorativa é uma daquelas peças do mobiliário que reúne sofisticação e aconchego na mesma medida. De forma simples, as poltronas são bonitas, confortáveis e indispensáveis. Vamos conhecer mais?

Cadeiras e poltronas?

Essa pode ser uma grande dúvida, na realidade. Poltronas e cadeiras são da mesma família de móveis, as cadeiras e poltronas fazem parte da mesma categoria, mas claramente possuem diferenças entre si. Para começar, vamos conhecer a definição?

Cadeira: 1. peça de mobília composta de um assento individual e de um encosto, com ou sem braços.

Poltrona: 2. cadeira de braços, de tamanho grande, ger. estofada.

Ou seja, uma poltrona é uma cadeira, mas nem sempre uma cadeira é uma poltrona! Em resumo, esses são móveis muito similares, que no entanto, não são iguais.

Cadeiras podem servir para ocupar o lugar de uma poltrona decorativa ou ainda serem utilizadas em conjunto com as poltronas

Cadeira Acapulco Preta combinada com decoração em tons neutros

Para te inspirar? Na sugestão acima temos a Cadeira Acapulco em conjunto com almofadas, nossa dica aqui são as almofadas Doub! Essa foi uma combinação simples e que deixou a decoração do ambiente sensacional!

Poltrona Eames Charles em conjunto com a cadeira Eames Eiffel: certeza de sucesso

Poltronas em conjunto com cadeiras decorativas vão incrementar sua decoração

Okay, tivemos uma dose de inspiração, mas você já sabe como diferenciar qual é qual? Alguns modelos são claramente diferentes, já em outros casos as cadeiras decorativas são tão incríveis que se tona impossível diferenciar escolher!

A escolha de uma poltrona para sala precisa passar por alguns requisitos. Por exemplo: o espaço disponível, o modelo do sofá, as cores predominantes na sala de estar e o conforto esperado. Vamos ver mais algumas dicas?

Poltrona decorativa … e conforto?

Além de ser uma peça decorativa, as poltronas são essenciais pois atuam com funções próximas ao sofá, oferecendo acomodação e conforto para momentos de descanso ou lazer em casa! Alias, outro ponto positivo das poltronas é que devido ao tamanho reduzido elas podem ser utilizadas em conjunto com o sofá ou ainda substituindo os estofados para ambientes pequenos.

De forma simples, o que mais difere as cadeiras das poltronas são o material e o formato -as poltronas são, na maioria das vezes, produzidas com o mesmo material dos estofados e seguindo o design parecido também. No entanto isso não seja, essencialmente, uma norma.

Poltronas gêmeas com estofado preto em conjunto com tapete, sofá e pendente na cor branco

Semelhante as cadeiras decorativas, as poltronas são confortáveis e sofisticadas

Já as cadeiras possuem, geralmente, um design mais simples do que as poltronas, assim como medidas mais modestas também. Embora isso não seja uma regra, é claro. Algumas cadeiras são tão bonitas que se tornam uma especie de poltrona decorativa.

Vamos nos sentar para escolher?

Em casa pequena só cadeira? Nada disso! Mesmo em espaços pequenos a poltrona pode ser inclusa na decoração. Só é essencial lembrar que uma poltrona para sala de estar, por exemplo, deve ser escolhida pensando no conjunto de moveis, tapetes, cortinas e objetos decorativos!

E olha, sentar é parte importante da escolha de sua poltrona decorativa. Afinal, escolher apenas pela beleza pode não dar certo! Além de combinar com móveis, cortinas, tapetes e objetos decorativos, a poltrona para sala tem que ser agradável para se sentar e desfrutar momentos de lazer. Por isso faça uma verificação da qualidade e dos componentes da poltrona antes de fazer a sua escolha!

As cores em tons de marrom e vermelho harmonizam com itens de decoração e móveis, criando um ambiente uniforme e de bom gosto

Escolher uma poltrona decorativa e confortável não é tarefa difícil. Gostou da inspiração?

As poltronas com base única -como essa da imagem -são modernas para compor uma sala de estar ou ambiente office. Em resumo, esse é um móvel tão bonito quanto confortável e que vai oferecer ao ambiente sofisticação e elegância ao mesmo tempo em que deixa moderno e descontraído; E é assim mesmo que a poltrona decorativa se apresenta nesse artigo!

Modelos, cores e opções

Já sabemos que o tamanho do ambiente influencia, mas não é uma amarra. E dessa mesma forma podemos considerar a escolha do modelo e cor: nada de amarras e regras. Por exemplo, tem o estilo de Poltrona cama, que é um dos modelos mais confortáveis, especialmente para utilizar no quarto, mas que fica super bem na sala de estar!

A escolha do modelo ideal de poltrona para a sala de estar vai depender do estilo decorativo e da personalidade

Poltronas estampadas são peças versáteis para harmonizar com objetos de decoração

As cores e estampas. Ponto alto, aquela cereja do bolo, as cores e as estampas nunca saem de moda! E o melhor, você pode escolher as poltronas em conjunto com o sofá e deixar o ambiente todo combinando!

Presente com mais opções de cores, modelos, tamanhos e estampas do que os estofados, as poltronas decorativas possuem mais um diferencial. Elas são peças do mobiliário bem mais fáceis de trocar de ambiente, sendo assim muito mais versáteis!

Em contraponto a tonalidade clara da sala de estar, as poltronas sem braços na cor laranja são destaque

Poltronas gêmeas são muito utilizadas na sala de estar para complementarem o sofá

Vamos de inspiração? Na decoração acima temos o uso da tática das Poltronas gêmeas -duas poltronas no mesmo modelo e cor disputando espaço com o sofá de cor neutra. Como podemos ver o contraste entre o sofá e as poltronas modernizam o ambiente, deixando todo o espaço vibrante.

Um pouco mais de inspiração

Embora alguns modelos não aparentem ser tão confortáveis, as poltronas ainda são a melhor escolha para compor a sala de estar. Em alguns casos são ainda melhores que sofás. Mas, antes de mais nada, é preciso considerar que a escolha não pode ser feita sem considerar o material de fabricação da poltrona.

Ambiente grande

Quando se tem bastante espaço disponível, as poltronas estofadas podem ser combinadas com um ou dois sofás, com puffs e mesas laterias. Para criar um sensação de harmonia em todo o conjunto de estofados as almofadas decorativas são de grande ajuda.  Deste modo, quando combinadas almofadas com o estofado, seja em cores ou estampas, todo o ambiente vai ficar como uma unidade, em harmonia.

A mesa de centro estofada segue o mesmo padrão de pés palito que as poltronas, causando equilíbrio na decoração

Poltronas com pés palito são modelos que harmonizam muito bem sobre tapetes

Ambiente pequeno

Parte importante do projeto, antes de começar a ver as opções de poltronas para sala de estar tire as medidas do espaço útil do comodo, deixando espaços suficiente para caminhar pela sala e desconsiderando uma margem de segurança em relação aos demais móveis. Essa é uma precaução necessária. Ainda mais se estivermos pensando na mobília de um espaço pequeno.

Seguir uma paleta de cores ou não só depende da sua personalidade!

Uma decoração original e vibrante, a mistura das cores e modelos destaca o ambiente

Aqui também temos o uso da técnica de poltronas gêmeas, mas de forma bem criativa! O par de poltronas podem seguir o mesmo modelo e cor, ou a mesma cor em modelo diferentes. Ou ainda, como é esse caso, ser de modelos e cores diferentes! Inclusive diferentes do sofá, o resultado é essa decoração moderna e cheia de brilho!

Composto de cores

A sobreposição de tons de azul envolvendo …

Poltronas coloridas são indispensáveis, fuja das cores neutras e ouse na decoração

A presença do azul em diversos tons deixa a decoração simples, elegante e sofisticada

Na imagem temos poltronas com linhas retas e simples, semelhante a cadeiras, mas o assento mais alongado e o apoio para os braços definem as peças.

Poltrona e luminária, cantinho do aconchego

Decoração em estilo clássico e com luminárias de coluna complementam o ambiente

Use poltronas confortáveis e luminárias para um ambiente novo dentro da sala

Nessa inspiração a combinação de poltrona confortável com a luminária de chão estilosa transforma uma parte da sala de estar em um ambiente independente para leitura, descanso e lazer.

Na decoração: poltronas e luminária de chão articulada

Poltronas confortáveis são peças que não podem faltar na composição da sala de estar

 

Te deixamos inspirados? Então vem conhecer as várias outras opções e sugestões para a composição da sua casa! Que tal começarmos com as Luminárias de Chão? Temos certeza de que essas dicas vão deixar seu projeto de decoração um arraso!

Deixe um comentário